Business

Flávio Maluf e a Eucatex: Uma Jornada de Excelência, Inovação e Sustentabilidade nos Setores Moveleiro e de Construção

Sob a liderança visionária do CEO Flávio Maluf, a Eucatex tem se consolidado como um dos principais players nos segmentos de construção civil e industrial do Brasil. Com uma trajetória impressionante de 73 anos e a dedicação de três gerações de colaboradores, a empresa continua a inovar e a estabelecer novos padrões de excelência no mercado.

Fundada em 1951, em São Paulo, a Eucatex foi pioneira no uso do eucalipto como matéria-prima para a fabricação de painéis acústicos de forro ainda na década de 1960. Desde então, a empresa expandiu seu portfólio, oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira, tintas e vernizes de alto padrão.

O compromisso com a sustentabilidade permeia todas as atividades da Eucatex, desde o plantio até a produção e a fabricação. A empresa possui extensas florestas de eucalipto, totalizando 50 milhões de árvores plantadas em 35 mil hectares de terras. Com uma capacidade de produção de 13 milhões de mudas clonais por ano, a Eucatex investe fortemente em melhoramento genético para aumentar a produtividade e a eficiência.

Além disso, a Eucatex é referência na reciclagem de madeira em larga escala na América Latina. Ao coletar e reaproveitar resíduos de fabricação e construção, transformando-os em biomassa, a empresa demonstra seu compromisso com a economia circular e a redução dos impactos ambientais.

Flávio Maluf também tem impulsionado a expansão internacional da Eucatex, com exportações para mais de 40 países. A empresa adapta 20% de seu portfólio ao estilo de cada região, atendendo às demandas específicas de diferentes mercados. O CEO acredita no enorme potencial do Brasil para aumentar sua participação no setor de decoração global, aproveitando as condições climáticas favoráveis e a abundância de matérias-primas do país.

Para aprimorar a experiência comercial e impulsionar a digitalização, a Eucatex lançou um inovador marketplace B2B. Essa iniciativa pioneira no segmento de pisos oferece recursos avançados e informações valiosas para parceiros e clientes, facilitando a tomada de decisões estratégicas e ampliando a presença da empresa no ambiente digital.

O compromisso da Eucatex com a sustentabilidade vai além de suas operações. Há mais de 20 anos, a empresa desenvolve projetos de conscientização ambiental, programas de capacitação profissional e parcerias comunitárias focadas na preservação, saúde, segurança e educação. A recente inauguração do maior parque de energia solar do Brasil em parceria com a Comerc Energia reforça a visão de sustentabilidade da Eucatex e seu empenho em reduzir os impactos ambientais em todas as suas atividades empresariais.

Recentemente, a Eucatex foi reconhecida na prestigiosa lista Forbes Agro100 2023, ocupando a 81ª posição entre as 100 maiores empresas agrícolas do Brasil. Esse reconhecimento é um testemunho da visão estratégica de Flávio Maluf e do desempenho excepcional da empresa, que demonstrou forte crescimento e sustentabilidade.

Sob a liderança transformadora de Flávio Maluf, a Eucatex está preparada para continuar sua jornada de excelência, inovação e sustentabilidade nos setores moveleiro e de construção. Com 6 fábricas no Brasil, escritórios nos Estados Unidos e exportações para dezenas de países, a empresa consolida sua posição como líder de mercado, pronta para enfrentar os desafios futuros com resiliência e visão de longo prazo. A trajetória de sucesso da Eucatex é um reflexo do compromisso inabalável de Flávio Maluf com a excelência, a sustentabilidade e a satisfação dos clientes em todo o mundo.